Acesso Alunos / Professores

A BBSCorpo Docente

O corpo docente da BBS Escola Internacional de Negócios é composto por mestres e doutores, especialistas e profissionais de destaque em diversas áreas de atuação, com efetiva experiência no mundo dos negócios, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos e a transferência do conhecimento gerado por esse corpo docente às atividades exercidas pelos alunos e contempladas no conteúdo programático de cada um dos programas educacionais da Instituição.
Veja abaixo a relação de professores que fazem parte do Corpo Docente da BBS:

Alexandre Garrett

Editor e Publisher da revista Gestão RH, publicação especializada em Gestão de Pessoas e Negócios. Atuou nos principais editoriais dos jornais Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Formado em Comunicação Social pela UniFMU/Fiam/SP e Psicologia pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Paris (Sorbonne), Pós-Graduado em Gestão Empresarial e Especialização em Marketing pela Faculdade Trevisan e MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Campos Elíseos, também possui pós-graduação em Psicologia Social em Crises e Emergências pela FMU/SP.

Alvaro Camargo

Com experiência nas áreas de Gestão Estratégica de Negócios e Projetos Empresariais, desenvolveu Projetos Estratégicos de TI em empresa multinacional na área farmacêutica.
Atuou por mais de 10 anos no grupo Camargo Corrêa em Projetos de Energia e Indústria. Desenvolveu trabalhos de Avaliação de Planos e Métodos de Gerenciamento de Projetos para o Programa de Construção de Submarinos da Marinha Brasileira, atividades de coaching em Projetos de Marketing e de Desenvolvimento de Produtos para a Coca Cola, integrou a equipe de Desenvolvimento de Metodologia e Sistema de Monitoramento dos Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Paulista, Pós-graduado em Gerenciamento de Informações pela Universidade Anhembi Morumbi, MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Antônio Jesus de Britto Cosenza

Consultor na área de Gestão Estratégica de Mercados. Foi Diretor de Planejamento na Cato Johnson Marketing Promocional. Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestrado em Marketing, Doutorado em Administração e Economia pela Universidade de Paris 1, Sorbonne. Pós-Doutor em Estratégia pela University of Texas, Austin.

Charles B. Neilson

Diretor – Corporate Development da Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto. BA pela Louisiana State University. Pós-graduação em Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Diego Campos

Engenheiro Florestal e Geógrafo, pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais, em mídias na educação e mestrando em Ciência Ambiental. Experiência em Projetos de estudo de Impacto Ambiental, Planejamento de Projetos Ambientais, Urbanismo, Propostas Comerciais e Sustentabilidade (destaque às áreas de responsabilidade social empresarial e mudanças climáticas), Gestão de Pessoas e de Educação Ambiental em escolas e comunidades.

Enrico Fabietti

Sócio da MacNicol, Rocha e Zanella, Negociações Ltda. – M&A e Reestruturação Financeira. Atuou como diretor do Grupo Parmalat, Diretor Comercial, Financeiro e sócio de Grupo Empresarial no ramo de Construção Civil e gerente responsável pela área de Exportação da Fiat Automóveis S/A. Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Marketing e Finanças – Program on Negotiation – Harvard Law School.

Evódio Kaltenecker

Responsável pelas funções de Planejamento Estratégico, Marketing e Inovação em multinacionais de diversos setores industriais. Possui expertise em Planejamento Estratégico, Inovação, Segmentação, CRM, Inteligência de Mercado e Implementação de Projetos Corporativos. Atuou como Gerente de Projetos Especiais na Coca-Cola (EUA), Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico no Banco Itaú, Diretor Financeiro e de Planejamento Estratégico na Endesa (Espanha) e Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios na General Eletric. Graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), MBA pela Harvard Business School. Ph.D.  em Estratégia pela Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “Qualidade Segundo Garvin”.

Fabricio Osaki

Advogado atuante na área Empresarial, com especialização em questões de Contencioso Cível, Comercial, Societário, de Direitos Difusos e Coletivos.Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou especialização em Direito Contratual na PUC-SP/COGEAE e em Direito Processual Civil na Escola Paulista da Magistratura-EPM.

Giovana Baggio

Corporate E&S Manager (Regulação & Gestão Ambiental) na Columbia S/A, empresa do Grupo Esteve/ECOM Agroindustrial Co. Responsável pelo relacionamento com Órgãos Reguladores e Bancos de Investimento (IFC, DEG, BNDS) e Certificação Florestal (FSC e Cerflor). Consultora na área de Desenvolvimento Sustentável na Business Builders. Especialização em Gestão Ambiental, Mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Giselle Ramos

Ampla experiência na área acadêmica e empresarial, ocupou cargos em empresas como Banco Alfa, Ericsson Telecomunicações, Unibanco e Enable e a própria BBS. Atua como Country Manager do Grupo Austral, responsável por desenvolvimento de programas educacionais das melhores escolas estrangeiras do mundo assim como Diretora de Novos Negócios e Co-Fundadora da MyBrainstorm. Graduada em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA na BBS e University of Richmond.

Hélio Arthur Irigaray

Experiência profissional em cargos diretivos no Banco Mundial, Banco ABN, VARIG e em consultorias empresariais. Formou-se em Economia na University of Northern Iowa, doutor e mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e PUC – Rio.

Hilda Rinaldi

Experência na área de Tecnologia da Informação, Sistemas, Processos e Gerenciamento de Qualidade e Projetos em grandes corporações financeiras, de serviços e consultorias.
Consultora de Governança Tática de Sistemas na empresa BSI Tecnologia Ltda, atuou como Gerente de Projetos na mesma empresa. Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), Pós Graduação em Engenharia de Software pela Escola Politécnica da USP, Mestrado em Administração de Empresas – Gerenciamento Estratégico pelo Centro Universitário Álvares Penteado (UNIFECAP). Possui certificação Scrum Master (PSMI).

Irene Ferreira Azevedo

Diretora de Negócios e Consultoria – Transição de Carreira e Gestão de Mudanças da América Latina, na LHH, antiga DBM. Ocupou posições executivas na IBM, Ticket, KPMG. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Processos de Transição de Carreira, Recrutamentos de Executivos Coaching, Mentoring e Gestão da mudança. Certificações em Desenvolvimento de Coaching pela IBM Institute La Hupe (Bélgica), Instituto EcoSocial e ICF.

José Guilherme Faria de Campos

Executivo de Administração e Finanças com carreira profissional em organizações como Heublein (Diageo), Motorola, Diebold Procomp e BMS Logística e Bancos como Dibens e Safra, ocupando as posições de Gerente de Tesouraria, Controller, Gerente-Financeiro e Diretor de Administração e Finanças. Graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica (PUC),  extensão em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Banking and Finance pela Embassy School (Inglaterra), Mestre em Finanças e Contabilidade pela PUC-SP. Credenciado como Palestrante / Instrutor do Programa de Educação Continuada do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

Jorge Vital

Experiência na Área de Serviços, enfâse em Telecomunicações, atuou em em posições de Presidência ou Diretoria em Empresas como :EMBRATEL, COMSAT Brasil, METRORED, Tele Centro Oeste Celular (VIVO), Norte Brasil Telecom (VIVO), Global One, Alpha Nobilis/Brastel e IOB. Formado no curso técnico em Eletronica e Telecomunicações na Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro (CEFET-RJ), complementou sua formação com MBA em Serviços realizado pela SDE, equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

José Lupoli

Consultor sênior nas áreas de Estratégia Empresarial, Marketing Estratégico, Marketing de Varejo, Estratégias Comerciais; Processo Decisório e Negociação. Sócio proprietário da empresa Lupoli Jr Consultores Associados. Atuou como consultor na Fundação Instituto de Administração (FIA).
Graduado em Administração, Mestrado e Doutorado em Estratégia Empresarial pela Universidade de São Paulo (FEA – USP).

Márcia Flaire Pedroza

Assistente da Pró-reitoria de Educação Continuada da PUC-SP., com experiência profissional no setor privado: Banco Safra, GKW Freindenhagen, Fenabrave, atuou também como Diretoria Adjunta da FEA PUC –SP. Palestrante do curso de MBA em Marketing da Universidade Católica do Porto – Portugal. Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre em Economia de Empresas e Professora Doutora do departamento de Economia da PUC – SP e Doutora em Ciências Sociais.

Marco Coghi

Experiência com projetos, liderando/implementando empreendimentos de porte em organizações, onde se destacam Schlumberger, Promon e Rhodia. Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo, MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pós-Graduado em Engenharia Elétrica (Controle de Processos Industriais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Maura Inês Ribeiro

Sócia Diretora da Adhara Consultores Associados – com foco na Gestão  Estratégica de Pessoas. Expertise em projetos de desenvolvimento de pessoas e organização, mapeamento de competências.  Graduada em psicologia . Pós-Graduação no CEAG – FGV , MBA em Gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral e Pós-MBA na Kellogg – School of Management.

Maxwel Martins da Silva

Consultor em Gestão Estratégica Empresarial, tendo conduzido processos de re-estruturação empresarial, formulação e implementação de estratégias de negócio, desenvolvimento de lideranças e atuando como em cargos de Presidência, Diretoria e Gerência Geral nas áreas de Operações, Comercial, Marketing, Desenvolvimento de Negócios e Engenharia, em empresas como IBM, Texas Instruments, DHL Express, Grupo American Standard – Trane, Nexel, Expresso Araçatuba, Hudson. Graduado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, Pós graduado em Administração de Empresas (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Marketing pela ESPM e Mestrando em Gestão Empresarial pela UTAD – Vila Real, Portugal.

Newton de Matos Roda

Diretor de Negócios da  RODANS Assessoria em agribusiness e Diretor de Vendas da ASK Capital, atuou como líder na Interagricola/Grupo Esteve,  Diretor da COPALLIANCE – Coop. Cons. Import Export, Diretor da Essential Advisory, gerente de negócios da FMC Química do Brasil e Líder do segmento para a América do Sul da DuPont do Brasil. Graduado em Engenharia Agrônoma com extensão em Gestão de Negócios e Finanças (GVPec), MBA em Marketing pela FIA (USP), especialista em Perícia e Auditoria Ambiental pelo IPEN (USP) e em Formação de Docentes pela FACCAMP (Faculdade Campo Limpo Paulista), PhD pela Florida Christian University.

Pedro Carlos Nogueira

Sócio proprietário da Contabilidade Personnalise, empresa de assessoria, consultoria e treinamentos contábeis, administrativos e financeiros. Atuou como executivo em empresas de grande porte como Lex Editora S/A, Procomp e Cohab. Graduado em Contabilidade e Administração de Empresas pela FACESP/FECAP, com especialização em Administração de Negócios pela ESAN/SP.

Raphael Bicudo

Pesquisador do Núcleo de Estudos em Qualidade de Vida e Professor da disciplina de Economia. Graduado em economia, Mestrado em Economia Política e Doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Ricardo Della Santina Torres

Sólida experiência em mercados financeiros globais, como trader e estrategista, na Inglaterra, França, Estados Unidos e Brasil.  Diretor Executivo (C.E.O.) da ANF Luxembourg SA, empresa de gestão de recursos e de  investimentos de Luxemburgo e  Sócio-fundador da Norfolk Advisors, empresa de consultoria especializada em estratégias de alocação de recursos, design de portfólios em mercados domésticos e globais, Fusões e Aquisições e avaliação de empresas.     Economista com especialização em Mercados de Capitais e Negociações e MBA em Finanças Corporativas pela Universidade de São Paulo (USP).

Roberto Jerger Fialkovits

Experiência em Negociações internacionais, Cadeia de Suprimentos e Logística Internacional atuou no Grupo “O Estado de S. Paulo”, dirigindo a área de Suprimentos Corporativos. Foi Diretor de Operações da Expand Group, empresa no segmento de bebidas e alimentos. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz, Pós-Graduado em Engenharia de produção de papel e celulose pela faculdade de Química Oswaldo Cruz, Extensão em Administração de Produção pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA Executivo pela BBS (Brasil) e pela University of Richmond (Virginia – USA).

Roberto Vertamatti

Com vasta experiência em Administração, Finanças e Controladoria, é sócio da Apus Consultoria Financeira, atuou como presidente, diretor de Economia e Coordenador da Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade e na área de Auditoria Internacional.Graduado em Ciências Contábeis, Doutorado e Pós Doutorado em Administração de Empresas pela Florida Christian University (EUA), Mestrado em Controladoria Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP) com titulação pela Fundação Álvares Penteado (FAAP).

Rodrigo Rasga

CFO da EISA – Empresa Interagrícola S/A. Foi Diretor Financeiro da Aiwa no Brasil. Formado pelo Instituto Politécnico da USP, Mestrado pela FGV e MBA Executivo BBS.

Rossana Bastos

Com vasta experiência na área jurídica e atividades processuais em geral, é assessora no Tribunal Supremo de Luanda – Angola, atuou como diretora adjunta da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (Universidade Lusíadas de Angola). Licenciada em Direito pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Pós Graduada em Direito Empresarial na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e Mestrado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa (ULL).

Sara Isabel Behmer

CEO da Consultoria em Recursos Humanos Voyer International do Brasil., Coordenadora da Comissão de RH da Câmara de Comércio França-Brasil – CCFB. Atuou como Vice-Presidente Executiva de RH da Avon Cosméticos e do Comitê de RH da Amcham. Prêmio RH mais admirado do Brasil em 2006. Psicóloga e Mestre em Administração pela PUC – SP.

Sebastião Cunha

Ampla experiência na área bancária, Private Banking, Câmbio e Varejo, Comércio Exterior, exerceu funções nos Estados Unidos, Costa do Marfim, Inglaterra, Alemanha e Espanha).Foi Presidente do Banco Sudameris no Brasil, Vice-Presidente Sênior do Sudameris em Miami e Chairman do BLADEX – Banco Latino-Americano de Exportações no Panamá e Presidente da FELABAN – Federação Latina Americana de Bancos, além de 25 anos de Diretoria Internacional do Banco Real. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado Acadêmico em Gestão de Empresas pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza, Ceará).

Sergio Seloti Jr

Atuou durante mais de 10 anos em Desenvolvimento de Sistemas e Coordenação de Equipes, tendo passado por empresas como os bancos PanAmericano, Safra, Itaú e BankBoston, e na Indiana Seguros, seguradora reconhecida por seu pioneirismo em processos tecnológicos no ramo de seguros.
Atua como consultor na Influire Soluções Estratégicas e leciona disciplinas relacionadas a Estratégias Empresariais, Empreendedorismo, Inovação e Novos Negócios.
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP, atualmente pesquisa cognição de Empreendedores e Storytelling, na linha de Estratégias Empresariais. Formou-se Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.Formação técnica em Processamento de Dados pela ETFSP,

Tânia Belmiro

Atua em projetos de reestruturação, definição da cadeia de Valor do Negócio, modelagem de processos em empresas de diversos segmentos, implementação de análise da performance de processos de negócio.  Auditora Líder SGQ – ABNT NBR ISO 9001. Atua como instrutora em treinamentos sobre práticas de gerenciamento de projetos, assessoria e consultoria na avaliação da maturidade da organização em GP, na definição estratégica e implantação de metodologia em gerenciamento de projetos, assim como, no desenvolvimento e implantação de escritórios de projetos (PMO’s). Parceria Sinduscon no treinamento em gestão de projetos para engenheiros e coordenadores de obra. Voluntária na tradução do Guia PMBOK, 5a. versão (2013) do Capítulo PMI de São Paulo (Project Management Institute). Membro participante da Comissão avaliadora do SIMPOI – Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas e Global Fórum – Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGV / EAESP). Autora de artigos e livros sobre Gestão Orientada por Processos, Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade e Implantação de PMO’s.Graduada em Engenharia Elétrica pela UFU. Certificada como Project Management Professional (PMP) pelo PMI, Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela USP_ São Carlos. Ph.D. em Engenharia de Produção pela Heriot-Watt University – Escócia.

Valdir Barreto

Diretor da Synapse Tecnologia e Diretor da Ágon Consultoria, onde atua gerenciando projetos de Desenvolvimento e Implantação de Sistema TEF para Cheque Eletrônico do Banco 24 Horas e Automação de Produção Médica para a UNIMED. Participou como PMO Officer do Projeto de implantação do “Billing” Arbor na Embratel, atuou também como Gerente de Projeto na implantação do Jones Cyber Solutions SMS na Globocabo. Realizou Consultoria em Gerenciamento de Projetos em empresas como Carrefour, CSIT, EBES, EMS,, além de análises de Maturidade em Gerenciamento de Projetos no Carrefour e Petrobrás e implantação de MS-Project em empresas como Carrefour, CPEA, CTBC e Oceaneering.
Graduado em Engenharia Eletrônica e Mestre pela UNICAMP, possui certificação PMP e Microsoft Project Blue Belt.

Valma Prioli

Com participação efetiva na liderança de projetos e ações decorrentes de fusões e aquisições, desenvolveu expertise em processos de gestão de mudanças e integração de equipes e culturas.
Experiência adicional em negociações sindicais e Programas de Comunicação, desenvolvimento e implantação de modelo de habilidades e competências, remuneração estratégica e gestão de clima. Possui mais de 20 anos de experiência em posições técnicas e executivas na área de RH, em empresas nacionais e multinacionais, atua Diretora de RH – America do Sul da PerkinElmer do Brasil. Economista formada pela FEA/USP, com Pós graduação em Economia Brasileira e Especialização em Psicodrama Pedagógico.

Wanderlei Bernardini

Diretor Geral da empresa Energia Florestal S.A, atuou como gerente  corporativo e de negócios na EISA – Empresa Interagrícola S.A, gerente corporativo de RH na Race Com. Importação e Exportação LTDA, gerente de IT na Aiw Sound , Fair Corretora e Tecnomont Engenharia e gerente de Desenvolvimento e de Informática na Apdata Aplicativos. Bacharel em Engenharia Elétrica pela FESP (USP) com extensão em Análise de Sistemas pela FOA (Fundação Oswaldo Aranha).