BBS - Brazilian Business School
LOGIN: SENHA: Esqueceu sua senha?   
   Segunda-Feira, 06 de Setembro de 2010 CONTATO  |  FAQ  |  MAPA DO SITE  |  IMPRENSA  
BBS - Brazilian Business School
  Mauricio Aquino Halewicz
  Diretor Corporativo
 Todo conhecimento adquirido e atualizado com o MBA BBS, está sendo aplicado nas minhas novas funções.
      Destaques BBS
Cássio Sampaio é gerente na Netsweeper

O aluno formado Cássio Luiz Cardoso Sampaio conta sua experiência em Guelph, 100km a oeste de Toronto, a menos 10 graus, às vezes 22 graus abaixo de zero...

Qual o seu cargo atual na Netsweeper? Como é o dia-a-dia de trabalho por aí?

Formalmente meu cargo é Gerente de Desenvolvimento de Negócios, uma vez que meu objetivo inicial na empresa é estruturar o relacionamento da empresa com os mercados da América Latina e aumentar o volume de negócios na região. O dia-a-dia é bastante dinâmico, e o relacionamento com as pessoas, bem como o “modus operandi” é muito semelhante ao das empresas nas quais trabalhei nos últimos anos. Esse fato me surpreendeu um pouco, visto que não trabalhei em multinacionais, porém acredito que uma das conseqüências da globalização seja essa uniformização das relações de trabalho e do modo de se fazer negócios.

Até agora, posso dizer que a experiência vem sendo muito proveitosa e que em breve ocorrerá um reposicionamento internamente na empresa, de modo a melhor aproveitar meu conhecimento do mercado de Internet, assim como minhas habilidades técnicas e em gestão de projetos.

Como funcionou sua ida para o Canadá?

Tive contato com a Netsweeper durante um projeto realizado no iG no início de 2005. Devido às constantes necessidades de contato com a equipe da Netsweeper, acabamos desenvolvendo um relacionamento bastante próximo. Uma vez que eu estava fora do iG trabalhando como consultor na Europa, surgiu uma oportunidade na Netsweeper, e fui convidado pelo CEO da empresa. Dois novos continentes em menos de 1 ano, muita correria, nervosismo com o que poderia acontecer, porém felizmente tudo ocorreu conforme o planejado, apesar de alguns atrasos (além dos esperados) no processo de emissão do visto.

O que você leva do MBA BBS até hoje?

Acho que nada mais importante do que os amigos, entre eles alunos e professores. Felizmente a Internet me permite manter em contato com os amigos da BBS, incluindo alunos, professores e o pessoal da escola (ou como vocês acham que essa entrevista foi feita?). A forma simples e direta facilita o relacionamento que a escola proporciona entre alunos e o aprendizado; este fator confere um “algo mais” à BBS quanto à relação aluno e professor.

Outra importante herança do MBA é a consistente bibliografia de referência que além de material de consulta, também serviu como ponto de partida para se situar e cuidadosamente escolher os futuros livros de negócio a serem lidos no meio da “enxurrada” de material diariamente publicada. A propósito, uma das vantagens de se estar por aqui, é não precisar aguardar importação (ou ter que comprá-los via Amazon.com e similares) de livros recém-lançados, e pagar um absurdo por isso.

PS: Felizmente em breve estarei também levando meu diploma, uma vez que ainda estou trabalhando no TCC.

Quais foram as disciplinas que mais marcaram e por que?

Várias disciplinas marcaram, acredito que a grande maioria apresentou um balanço bastante positivo. Algumas sem uma relação direta com o dia-a-dia do trabalho, porém que abriram um campo enorme para reflexão e leituras adicionais recomendadas pelos professores, foram Economia, assim como Negócios e Governo. Ainda estou com 2 livros recomendados pelos professores dessas disciplinas na estante aguardando um tempinho. Uma disciplina também bastante relevante foi Estratégia de Negócios da genial Camila Holpert, que chacoalha a cabeça de qualquer um com sua incansável busca pelo “conceito”.

Quais aquelas que mais se aplicaram ao seu trabalho?

As disciplinas relacionadas a Marketing são aquelas que mais estão sendo úteis por aqui, uma vez que estou trabalhando diretamente ligado a gestão de produto e relacionamento com clientes. Sem esquecer de finanças e contabilidade que ajudam a guiar discussões e reuniões onde as eternas dúvidas de viabilidade e lucratividade surgem. Acredito que o MBA cumpre seu papel quando permite uma visão holística do panorama de gestão empresarial, abordando com um grau de profundidade médio diversas disciplinas. Nesse sentido, acredito que o maior valor do MBA tenha sido esse pontapé inicial em diversas áreas com as quais meu contato era superficial ou estritamente empírico.

Como vai ser seu TCC?

Estou escrevendo meu TCC sobre um projeto no qual participei em Praga (República Checa) nos 6 primeiros meses de 2006. O trabalho abordará os aspectos de posicionamento e competitividade de um serviço de acesso a Internet sem fio de alta velocidade, baseado em tecnologia WiMax, implantado em uma grande cidade do Oriente médio.

Ver todos destaques

BBS MBA - Curso credenciado pelo MEC

Unidade São Paulo, Brasil
Al Santos, 745, 1º andar - 55 11 2173-6487 / 2173-6492

Unidade Luanda, Angola
Rua Moises Cardoso, 69, 5º andar - 244 222-391-882
BBS. Muito mais que um curso, uma comunidade internacional de relacionamentos !