Acesso Alunos / Professores

A BBSRevista História e Economia

  • História e Economia – V. 12

    V.12
    Estamos orgulhosos de incluir na nossa Revista o primeiro artigo sobre a África, de Thiago Sapede “Negociar como dantes” que trata do Reino do Congo durante o século XVIII. Este trabalho destaca a autonomia interna deste reino em face de invasões européias. Como a BBS está presente em Angola, esperamos incentivar outras contribuições de africanistas para Historia e Economia.
  • História e Economia – V.10

    Este número inclui seis artigos, todos sobre a experiência das Américas durante o século XIX.
  • História e Economia – V.8

    Em um momento em que o equilíbrio do poder e da riqueza mundial parece estar mudando abruptamente, temos o prazer de apresentar dois instigantes trabalhos que refletem sobre tais acontecimentos dramáticos: “French Education in Science and the Puzzle of Retardation: 1790-1840” por Margaret C. Jacob e “Theories and Development Experience: Half a Century Journey” por Vladimir Popov.
  • História e Economia – V.7

    Por que criar uma Casa da Moeda na América Lusa em finais do século XVII? Para compreendermos o terreno dessa discussão, analisaremos a situação do meio circulante e as dificuldades econômicas advindas da falta de numerário nas principais praças comerciais da América Lusa no século XVII. Num segundo momento, examinaremos duas fases dessa instituição: a Casa da Moeda Itinerante, na qual essa instituição circulou pela Capitania da Bahia, do Rio de Janeiro e de Pernambuco entre 1694 a 1702, com o objetivo de se cunhar a moeda provincial, uma moeda específica para a América Lusa, com cunho e valor diferentes das do reino; e a Casa da Moeda Definitiva, que se inicia em 1703 na capitania do Rio de Janeiro, fruto de uma outra paisagem política, com maior peso na complicada trama de formação da Monarquia Portuguesa.
  • História e Economia – V. 6

    Este número espera elucidar aspectos da história e da economia no Brasil e na Argentina durante os séculos XVIII ao XX.